Uma Lição de VIM #15.10: Plugins – Vim-Multiple-Cursors

(Essa é a parte em que você pode repetir várias coisas, visualmente.)

O último plugin da lista de plugins é o Vim-Multiple-Cursors.

Já que sempre falamos em usar Vundle…

Bundle ‘terryma/vim-multiple-cursors’

Assim como outros plugins já comentados, Vim-Multiple-Cursors não tem nenhuma apresentação inicial. O que este plugin faz é permitir que você tenha várias cursores no texto ao mesmo tempo, aplicando a mesma transformação em todos os lugares.

A forma mais simples de usar Vim-Multiple-Cursors é ir até a palavra que você quer alterar e pressionar [Ctrl]n. Você vai notar que o VIM irá mostrar como se você tivesse entrado em modo visual e selecionado apenas aquela palavra, o que não é nada impressionante. No entanto, se você pressionar [Ctrl]n de novo, você verá que o cursor irá para a próxima ocorrência da palavra. Na verdade, o que você tem agora são dois cursores e tudo que você fizer em um será repetido no outro. Por exemplo, se você fizer ce sobre a palavra, você verá as duas palavras mudando ao mesmo tempo.

De certa forma, o que você está fazendo é um “search and replace” só que está vendo exatamente o que vai ser alterado.

Teoricamente, você poderia fazer I"[Esc]ea" para adicionar aspas ao redor da palavra, mas há um pequeno inconveniente: [Esc], que você precisa usar para retornar para o modo normal depois de entrar em modo de inserção com I irá também terminar o modo de múltiplos cursores.

A segunda forma de usar Vim-Multiple-Cursors é fazer uma seleção visual e usar [Ctrl]n. Para cada linha da seleção, será adicionado um novo cursor. E, novamente, o que você fizer em um deles será repetido em todos.

Simples assim.

A única coisa que eu posso deixar de aviso é que, por algum motivo, utilizando uma seleção visual de várias linhas ([Shift]v), entrando em modo de múltiplos cursores ([Ctrl]n) e usando aspas (com o Auto-Pairs), meu undo acabou sendo perdido (u removia o texto inteiro, não a alteração feita com Vim-Multiple-Cursors).